Pages

Labels

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Alunos deficientes visuais recebem notebooks adaptados

Assegurar ao aluno deficiente visual pleno acesso e participação em condições de igualdade com os demais alunos. Este é o objetivo do Programa Nacional do Livro Didático, que distribui notebooks adaptados para estudantes das escolas públicas de todo país.
Foi por meio deste programa que Santa Catarina recebeu 123 computadores adequados para deficientes visuais. Este ano, estão sendo entregues 34. O restante já foi enviado às escolas cadastradas, sendo 40 no ano passado e 49 em 2007.

Adaptação

Os computadores são equipados com teclado em alto relevo e programas de leitura de textos em áudio, além de programas para edição de textos.
Para Caio Ferrari, aluno do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação (IEE), um dos beneficiados pelo programa, o computador é muito importante, pois consegue armazenar todo o conteúdo dado em sala de aula.
Ele organiza as matérias em diferentes pastas que cria no computador. "Além de facilitar o meu dia a dia na escola, ainda posso contar com a ajuda de professores e colegas, que me ditam o que está escrito no quadro para eu digitar no computador", conta ele.
Além dos educandos, 233 escolas estão recebendo computadores para viabilizar a inclusão digital dos deficientes na rede regular de ensino.
Educadores acreditam que o uso desta ferramenta é eficiente, uma vez que dá condições de resolver e pesquisar as atividades. "Criar condições e fornecer material ajustado aos deficientes fará esse aluno interagir e adquirir os conhecimentos de maneira fácil", avalia Ricardo Rebonado, professor do IEE.
Os computadores são para uso exclusivo dos alunos nas atividades educacionais. As escolas e secretarias estaduais de Educação são responsáveis pela manutenção e guarda dos equipamentos. As máquinas podem ser deslocadas para outras escolas, conforme o local de matrículas de alunos deficientes visuais.
O programa é mantido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Especial (SEESP), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Notícia retirada do Portal da Educação de Santa Catarina: http://sed.sc.gov.br/secretaria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário